Canelite: O que é? Como evitar? Mitos e Verdades.

A canelite é bastante conhecida por todos os corredores de rua por se tratar de uma das lesões mais comuns entre os praticantes de corrida e caminhada.

Também chamada de síndrome de estresse do medial tibial, a canelite, provoca uma dor causada na parte interna e anterior da perna, ao longo do osso chamado tíbia. Muitas das vezes a dor começa bem leve. Porém, se não tratada corretamente pode evoluir e incomodar muito.

 

canelite

 

Existem ainda muitos mitos e dúvidas em relação a patologia da canelite. O que sabemos é ela pode ser causada por microrrupturas do tecido muscular e ósseo da região tibial anterior, da canela. O principal sintoma é a dor que pode variar de leve a aguda. A principal causa está relacionada ao estresse causado por excesso de esforço na região.

Ter os pés chatos, arco do pé muito rígido e a falta de coordenação na passada podem aumentar os níveis de estresse na parte inferior da perna e, por isso, ajudar no desenvolvimento da canelite.

O melhor tratamento recomendado para quem está com canelite é diminuir ou parar de treinar, repouso e o uso de anestésicos. Lembre-se que somente um médico pode diagnosticar com exatidão a canelite e apenas ele está apto para receitar qualquer medicamento e a melhor forma de tratamento.

No que diz respeito aos MITOS e VERDADES ainda temos muito o que estudar e descobrir. Mas entre os maiores mitos está a relação da canelite estar associada ao músculo tibial anterior. O tibial anterior está localizado na parte anterior lateral na perna e a canelite tem relação com a região medial anterior. Existem estudos que associam a canelite com os musculos da panturrilha, principalmente o músculo sóleo.

Em relação ao tênis ter sido o provocador da canelite, muitos especialistas defendem que é mito. Mas o uso de um tênis inadequado pode acentuar uma pisada errada ou não ter o amortecimento adequado para o seu tipo de pisada. Por isso, tente descobrir seu tipo de pisada e o tênis mais recomendado pra você. Amenize o impacto de suas passadas. Procure fazer o menor barulho na aterrizagem. Assim o impacto na tíbia é menor.

 

canelite

 

Dentre as verdades sabemos são recomendados o fortalecimento e o alongamento da musculatura da panturrilha. É muito importante, também trabalhar os músculos do pé, praticando exercícios de equilíbrio unilateral.

 

Todo atleta

 

 

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André Luiz Souza

André Luiz Souza

Responsável pela Todo Atleta Assessoria Esportiva. É graduado em educação física pela UFRJ, com curso de Treinamento Físico Militar e Treinamento Funcional Militar.

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