Dor na panturrilha: saiba como evitar

Dor na panturrilha: conheça as causas, saiba como evitar e confira as dicas para prevenir lesões, alongar e fortalecer a panturrilha.

Panturrilha é o nome dado ao grupamento muscular localizado na parte posterior da perna. Também conhecida como tríceps súral ou batata da perna. A panturrilha é composta principalmente por dois músculos: Gastroecnêmio e Sóleo. Muito exigida durante a corrida, é comum o corredor apresentar dor na panturrilha.

O gastroecnêmio é dividido em duas partes: a medial e a lateral e é o mais exigido durante a corrida. Ele ainda tem participação como flexor do joelho. O Sóleo é mais ativado quando o joelho está flexionado. Os músculos da panturrilha ainda estão ligados ao tendão de aquiles.

 

dor na panturrilha

 

A função dos músculos da panturrilha é realizar a flexão plantar (ficar na ponta do pé). Na Corrida, a panturrilha funciona como nossos “amortecedores”. A cada passada ela recebe toda a carga do nosso corpo e nos impulsiona para o próximo passo. Então durante uma atividade de corrida a panturrilha sempre está sendo ativada.

Devido a grande exigência da musculatura da panturrilha na corrida, ela acaba se tornando a causa dos principais problemas de um corredor e geralmente aquela dor chata na região da panturrilha é causada por fadiga muscular.

Se durante um treino sua perna ficou pesada, a sua panturrilha está com uma fisgada ou se após o treino sua perna parece que está rígida como pedra causando dificuldades para pisar. Fique atento esses são os principais sinais de fadiga dos músculos da panturrilha.

A fim de evitar lesões mais sérias tenha atenção aos sinais que a sua panturrilha está enviando. Um pequeno desconforto pode virar uma lesão bem mais séria.

 

Dicas para aliviar a dor e prevenir lesões na panturrilha

  • Fortalecimento – trabalhe em suas séries de musculação, exercícios que fortaleçam a panturrilha, principalmente exercícios em posição ortostática (de pé).
  • Alongamento – sempre alongue, o alongamento ajuda a manter a amplitude ideal para a contração muscular.
  • Gelo – coloque sempre gelo após treinos mais fortes ou mais longos.
  • Massagem local – massageie sempre nos sentidos das fibras.
  • Hidratação e Repouso – são fundamentais para suprir a demanda muscular durante os treinos.

Lembre-se que em casos mais graves o recomendado é parar seus treinos e procurar um médico.

 

Exercício de alongamento para panturrilha

Apoie as mãos em uma parede, árvore ou poste e incline o tronco colocando um dos pés para trás. Force o calcanhar para o solo e tronco para frente simultaneamente. Unilateral (uma perna de cada vez).

 

dor na panturrilha

 

Exercício de fortalecimento para panturrilha

Com a ponta dos pés em uma superfície mais alta (step, degrau ou meio fio), deixe a panturrilha alongar um pouco deixando o calcanhar abaixo da ponta dos pés e realize a flexão plantar, elevando o calcanhar o máximo possível. Pode-se trabalhar bilateral, unilateral e ainda com carga nas mãos ou ombros.

 

dor na panturrilha

 

Siga as dicas, cuide da sua perna e não deixe que a dor na panturrilha interfira em seus treinos ou te prejudique suas provas de corrida! Procure sempre um profissional de Educação Física para acompanhar seu treinamento.

 

dor na panturrilha

 

Leia mais sobre treinamento.

Planilhas de treino.

 

TODO MUNDO CORRE NAS REDES SOCIAIS
Curta nossa Fan page
Siga o nosso Instagram
Siga o nosso Twiter

 

Inscreva-se e receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente e fique por dentro de novas atualizações.
Nome
Email
André Luiz Souza

André Luiz Souza

Responsável pela Todo Atleta Assessoria Esportiva. É graduado em educação física pela UFRJ, com curso de Treinamento Físico Militar e Treinamento Funcional Militar.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: