Saiba o que é a Escala de Borg e como ela pode ajudar

A escala de Borg pode ser utilizada por qualquer atleta, é bastante utilizada nas atividades aeróbicas, principalmente a corrida.

 

Existem diversas maneiras de se mensurar e avaliar a intensidade de um treino. Em sua grande maioria, as atividades físicas aeróbias são monitoradas através da resposta da frequencia cardíaca. Esse tipo de “feedback” é fundamental para saber se o esforço aplicado à realização daquela atividade está de acordo com o que foi previamente planejado.

Atualmente, com o avanço da tecnologia já existem diversos tipos de monitores cardíacos eletrônicos. Eles auxiliam fornecendo as informações sobre a Frequência Cardíaca Máxima (FCM). A FCM trata-se do número máximo de batimentos que o coração é capaz de efetuar em um minuto. A FCM está diretamente relacionada ao nível de treinamento de cada pessoa. Quanto mais sedentário for o indivíduo, maior o número de batimentos cardíacos com o mínimo de esforço e quanto mais treinado, maior terá de ser o esforço para que se eleve a FCM.

Com base na resposta da FCM ao esforço aplicado durante a realização de uma atividade. O Fisiologista sueco Gunnar Borg criou, em 1974, uma escala onde é possível, de forma subjetiva, mensurar o esforço de um atleta com informações da sua própria percepção. A partir daí surgiu a escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) ou Escala de Borg.

A escala de Borg original é uma tabela numerada de 6 a 20, variando de muito fácil a exaustivo. Com o tempo a escala sofreu algumas adaptações e hoje, usualmente no Brasil a tabela recebe uma numeração de 0 a 10, distribuídas da seguinte forma:

 

Escala de Borg

 

A escala de Borg pode ser utilizada por qualquer pessoa, porém ela é utilizada na maioria das vezes para atividades aeróbias, principalmente a corrida. Com a tabela é possível perceber o aumento dos batimentos cardíacos associado a outras variáveis, como o aumento da respiração, a sudorese, a perda da fala e a fadiga muscular. Assim o atleta consegue numerar em qual zona se encontra num determinado momento do treino.

Apesar de poder ser usada por qualquer pessoa a escala de Borg tem maior aplicabilidade aos treinadores. Pois com ela o treinador é capaz de ter uma resposta do atleta, saber como foi determinada sessão de treinamento  e se cumpriu com o objetivo ou não, possibilitando ajustes.

É importante ressaltar que as respostas podem sofrer interferências externas, tais como, o clima, o estresse e o cansaço da rotina diária. Então é recomentado que se repita o teste ou o treino em uma outra ocasião na dúvida do feedback relatado. Nunca use a escala de Borg para acompanhamento e montagem de treinos sem a ajuda profissional. Busque sempre a ajuda de um profissional de educação física ou  uma assessoria espacializada.

Agora que você já conhece e sabe a usar a escala de Borg ficou mais fácil controlar e saber como estão seus treinos. Bons treinos e boas corridas!

 

escala de borg

 

 

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André Luiz Souza

André Luiz Souza

Responsável pela Todo Atleta Assessoria Esportiva. É graduado em educação física pela UFRJ, com curso de Treinamento Físico Militar e Treinamento Funcional Militar.

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