Estrias: saiba como prevenir através de uma boa alimentação

E quem não se incomoda com o surgimento de estrias?

Pois é, estrias, esse indesejável dano a pele pode acometer qualquer pessoa, mas principalmente em situações de hipertrofia muscular, ganho ponderal ou gravides.

As estrias são lesões lineares na pele que se caracterizam-se por afecções dermatológicas comuns, sendo desagradáveis esteticamente, incomodando homens e, principalmente, mulheres de diferentes faixas etárias. Apresentam-se como lesões atróficas que dispersam o tecido colágeno e elástico, além de redução da presença das células da pele como queratinócitos, melanócitos e fibroblastos.

As estrias podem se distribuir de maneira local ou numerosa, com disposição paralela umas às outras e perpendicularmente às linhas de clivagem da pele. Ao passar a fase inflamatória, as estrias evoluem para um quadro atrófico, adquirem o aspecto esbranquiçado, quase nacarado, tornando-se mais largas, devido ao rompimento de fibras elásticas e colágenas.

Existem dois tipos de estrias: as estrias recentes e estrias antigas. As mais recentes possuem a cor rósea ou púrpura, enquanto as mais antigas apresentam uma coloração mais esbranquiçada. No caso de pessoas de pele morena ou negra, as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura que seu tom de pele. As linhas mais novas podem apresentar discreta coceira e apresentar processos inflamatórios locais, enquanto as brancas são mais antigas e indicam que já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, não havendo inflamação envolvida.

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Tratamento nutricional

A dieta e hidratação são fatores importantes para prevenir a estria, além da água, alguns nutrientes presentes nos alimentos ajudam o corpo de dentro para fora, mantendo a hidratação desde o organismo até as camadas mais superficiais da pele.

Vitamina C: A vitamina C participa ativamente da produção do colágeno, uma das principais substâncias que proporcionam a sustentação da pele, ajudando a prevenir estrias. O consumo constante de vitamina C ainda conta com efeito calmante sobre a pele, além de agir como anti-inflamatório e proteger o corpo das radiações solares. Laranja, acerola, abacaxi, kiwi e goiaba são fontes ricas de vitamina C.

Zinco: O zinco está presente nos frutos do mar e tem ação cicatrizante para a pele, mantendo-a sempre saudável e prevenindo o estiramento. Além disso, o mineral conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a evitar o aparecimento de infecções e irritações. Castanha-do-Pará e gérmen de trigo são fontes de zinco.

Vitamina B5: A vitamina B5 promove a renovação celular, deixando a pele firme e saudável. Carne de boi, ovos e derivados do leite são as maiores fontes, além de brócolis, batata doce, abacate e lentilhas, ótimas opções para os vegetarianos.

Vitamina E: A vitamina E é capaz de garantir a formação de colágeno, além de manter a estrutura da elastina da pele. Assim, a derme terá maior elasticidade e evitará as rupturas, que causam o aparecimento das estrias. Avelã, amêndoas, gérmen de trigo e óleos vegetais são boas fontes desse nutriente.

Silício: O silício consegue regenerar as fibras de colágeno e elastina, evitando a perda da elasticidade da pele. Aveia, milho, arroz, algas marinhas e frutos do mar são fontes desse nutriente.

Além do tratamento dermatológico, Existe também a suplementação de colágeno hidrolisado e até fitoterápicos que ajudam na prevenção.purê de espinafre

Fonte: https://www.facebook.com/GilmarRamosNutricionista/

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Gilmar Ramos

Gilmar Ramos

Nutricionista.
Especialista em Musculação e Treinamento de Força.
Especialização em Fitoterapia e suplementação nutricional Clínica e Esportiva.
Nutricionista do Studio Sigma Fit e da Clínica Biomed Esthetique em Campo Grande-RJ.
Nutricionista Home care.
Contato: (21) 983645538 ( whatsapp)
Instagram: @gilmarnutricionista

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