A importância da fisioterapia desportiva

Lívia Trivizol  explica a importância do profissional de fisioterapia especializado nas diversas modalidades esportivas.

Ao longo dos anos, os pesquisadores têm observado o aumento de adeptos amadores a diversas modalidades esportivas, seja pela qualidade de vida, pelo prazer, pelo bem-estar, pela interação social, pela indicação médica, pelo objetivo de competir profissionalmente no futuro, dentre outros motivos. Com isso, há o aumento de lesões esportivas decorrente de não acompanhamento de um profissional capacitado, ou de uma lesão pré-existente não tratada que se agravou com a rotina de treinos.
.
fisioterapia
.
O fisioterapeuta especializado em Desportiva estuda a epidemiologia de lesões esportivas a fim de elaborar programas de prevenções eficazes com o objetivo de controlar e reduzir os riscos, diminuindo as cargas físicas ou aumentando a capacidade do corpo humano em tolerar ou reagir aos padrões de cargas. Porém, há fatores que complicam os programas esportivos propostos tais como: espírito competitivo do atleta para com seus colegas de treinos; overtrainning sem respeitar a planilha do treinador; ou até mesmo alterações biomecânicas de uma competição em um curto espaço de tempo de treinos.
 .
As consequências de uma lesão esportiva são: dor; incapacidade de treinar; altos gastos médicos; alterações das atividades da vida cotidiana; e para o atleta profissional: fim precoce da carreira esportiva. Contudo, é de extrema importância a atuação do fisioterapeuta nas prevenções de lesões esportivas e acompanhar a rotina de treinos do atleta para que possa investigar e identificar as alterações posturais e biomecânicas a fim de intervir e abordar condutas terapêuticas.
 .
O objetivo principal do fisioterapeuta é o foco na recuperação e prevenção em curto espaço de tempo, e garantir os benefícios do retorno do atleta em seu melhor condicionamento físico aos treinos. O fisioterapeuta atua em vários ambientes para tratar o atleta: clínicas de reabilitação, atendimentos particulares, tendas de assessorias esportivas, espaço fornecido pela organização do evento pré e pós-prova.
 .
Em suma, o fisioterapeuta tem o foco em retornar gradualmente o atleta à sua prática desportiva o mais rápido possível, seja amador ou profissional, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós-lesão sem apresentar sintomas álgicos durante a sua reabilitação.
.

 

TODO MUNDO CORRE NAS REDES SOCIAIS
Curta nossa Fan page
Siga o nosso Instagram

Siga o nosso Twiter

Inscreva-se e receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente e fique por dentro de novas atualizações.
Nome
Email
Lívia Trivizol

Lívia Trivizol

-Fisioterapeuta especialista em Traumato-Ortopedia e Desportiva - IPOG RJ - Professora de Pilates - Triatleta amadora (4 meias-maratonas, ciclista de estrada e finisher IroMan 70.3 Rio) - Participou do Programa Rumo ao Ápice, no Esporte Espetacular, da Rede Globo Contato através do e-mail: liviatrivizol@gmail.com e pelo Instagram: @liviatrivizol

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: