Lesões de tornozelo

Muitas lesões de tornozelo podem ser evitadas com o uso de calçados apropriados para o terreno, fortalecimento muscular e recuperação adequada após uma lesão anterior.

As lesões de tornozelo são o tipo de lesão mais comum na corrida de montanha e podem ocorrer ao pisar no terreno irregular, pisar em uma protuberância ou buraco ou até mesmo com uma passada mal feita. Saber reconhecer uma lesão mais séria e a necessidade de buscar orientação médica para uma avaliação mais detalhada é essencial para uma recuperação adequada e para evitar lesões futuras.

No momento da lesão, durante um treino ou prova, é importante parar a atividade momentaneamente e fazer uma avaliação: você consegue movimentar o seu tornozelo normalmente? Possui dor em alguma região do tornozelo ou no pé? O tornozelo está inchado? É capaz de ficar em pé e caminhar facilmente? Caso você possa caminhar com tranquilidade, mesmo que haja um pouco de dor ao movimentar o pé (mas não ao caminhar) e algum inchaço do tornozelo, é seguro caminhar até o final da trilha. Envolver o tornozelo com uma atadura elástica irá ajudar a fornecer estabilidade e evitar uma nova lesão durante a evacuação. Caso não seja possível movimentar o tornozelo ou apoiar o pé no chão, a dor seja significativa ou haja inchaço considerável o ideal é que você não coloque o pé no chão e caminhe com assistência ou seja carregado. Aplicar gelo e elevar membro irão ajudar a controlar o inchaço e um pouco da dor. Em todos os casos o ideal é procurar o atendimento médico para uma avaliação mais detalhada. Você pode ter distendido ou rompido os ligamentos ou até mesmo sofrido uma fratura e somente um especialista poderá fazer o diagnóstico adequado.

Evite continuar a atividade logo após a lesão, sem se dar a oportunidade para fazer uma avaliação. É possível que a dor seja mascarada e ao continuar a corrida você pode agravar a lesão e prejudicar a sua recuperação posteriormente. E não esqueça de se preparar para a atividade adequadamente.

 

Aproveite o cupom de desconto do site Todo Mundo Corre e garanta sua inscrição na CamelBak Mountain Race com 20% de desconto, em qualquer kit.

 

Lesões de tornozelo

 

Saiba mais:
CamelBak Mountain Race com 20% de desconto e bate e volta com saída do Rio de Janeiro.

CamelBak Mountain Race: etapa Le Canton.

 

Lesões de tornozeloSAMANTA CHU

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Com formação de Técnico de Emergências Médicas (EMT – EUA), é montanhista e escaladora há 17 anos e praticante de diversas atividades outdoor. Guia profissional, lidera viagens e expedições em ambientes naturais com caminhada, escalada/atividades verticais e caiaque oceânico há 10 anos.

Fonte: site da CamelBak Training Club.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Inscreva-se gratuitamente e fique por dentro de novas atualizações.
Nome
Email
Roberta Binatti

Roberta Binatti

Mestranda em Sistemas de Gestão, trabalha numa biblioteca. Corredora da equipe das tartarugas. Retornando de uma lesão, tem como meta sair correndo por aí!

2 thoughts on “Lesões de tornozelo

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: