Ressaca pós-Carnaval? Nutricionista tem receita de suco detox!

Não deixe a ressaca te pegar depois do Carnaval!

Durante o Carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta. A bebida favorita entre os foliões é a cerveja. O álcool fornece calorias sem nutrientes essenciais e é absorvido pelo estômago e intestino, distribuído para todo o  corpo através da corrente sanguínea.

Se o estômago está vazio, o álcool chega ao cérebro mais rapidamente alterando as funções dos neurônios e causando uma sensação de euforia. A metabolização do álcool ocorre no fígado, passando pelos rins, excretado através da urina, suor e respiração. Após toda essa bebedeira, no dia seguinte vem aquela indesejada ressaca provocada pela intoxicação aguda do álcool, podendo durar até 24 horas quando a concentração de álcool no sangue diminui praticamente a zero.

Os sintomas mais comuns são: mal-estar, dor de cabeça, boca seca, tontura, cansaço, sonolência e desconforto gastrointestinal.

E o que fazer para minimizar esses sintomas de ressaca?

Um dos erros mais comuns é não alternar a bebida alcoólica com o consumo de água e sucos. Por isso que, no dia seguinte, é fundamental fazer a reposição de líquidos bebendo muita água, sucos de frutas e isotônicos.

A maioria dos foliões não costumam se alimentar bem durante as festas. Isso potencializa ainda mais o efeito do álcool e da ressaca. Fazer uma boa alimentação antes, durante e após a bebedeira é muito importante para minimizar os efeitos indesejados da ressaca no dia seguinte.

Consumir carboidratos leves e de fácil absorção como frutas, torradas e mel, ajuda na reposição dos nutrientes e na recuperação do organismo.

Suco para ajudar a recuperar a ressaca

Ingredientes:
1 copo de água de coco
½ copo de abacaxi picado com casca
suco de 1 limão da persa
colher de chá de gengibre raspado

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador  e coe. Beba imediatamente após o preparo.

Sobre os ingredientes:
O abacaxi é rico em vitaminas, sais minerais, água e fibras, ótimo para hidratação do corpo.  A água de coco, além de ser saborosa, tem pouquíssimas calorias, baixo teor de sódio, é rico em potássio e contém carboidratos fáceis de serem digeridos em forma de açúcar e eletrólitos. O gengibre melhora problemas estomacais, pois combate enjoo, gases, indigestão e náuseas causadas pelo perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado. A lima da Pérsia é uma ótima fonte de vitamina C e vitaminas B2 e B5, boa para a desintoxicação do fígado, da limpeza do sistema linfático e da eliminação das toxinas do sangue.

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Gilmar Ramos

Gilmar Ramos

Nutricionista.
Especialista em Musculação e Treinamento de Força.
Especialização em Fitoterapia e suplementação nutricional Clínica e Esportiva.
Nutricionista do Studio Sigma Fit e da Clínica Biomed Esthetique em Campo Grande-RJ.
Nutricionista Home care.
Contato: (21) 983645538 ( whatsapp)
Instagram: @gilmarnutricionista

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