Vai correr a Mitra Night Run? Confira as dicas!

Vai participar da corrida ou caminhada Mitra Night Run, no próximo sábado? Então, confira as dicas para você aproveitar melhor a prova.

A corrida noturna é uma excelente oportunidade para os corredores que buscam melhorar o tempo. Isso é possível graças ao clima mais ameno. A night run também é muito procurada por pessoas que tem extrema dificuldade para acordar cedo.

O 3º Mitra Night Run, organizado pela Academia Mitra, acontece amanhã, dia 10 de junho, em Itaúna, Saquarema (RJ). O evento está marcado para as 19h, tem uma expectativa de 500 atletas e de um céu bonito, graças à lua cheia do dia anterior.

Data – 10 de junho de 2017

Distâncias – 5k Corrida, 10k Corrida, 3k Caminhada

Local – Avenida Oceânica, 1031- Itaúna, Saquarema- RJ

Largada – 19h
Retirada de Kits

Dias: 06, 07, 08 e 09 de junho, das 8h às 20h e 10 de junho das 8h às 16h.

Local: Recepção da Academia Mitra, na Av. Oceânica, 1031- Itaúna -Saquarema, RJ.

O kit de participação do evento é composto de: Número de peito de uso obrigatório e intransferível. O chip descartável é de uso obrigatório aos participantes da modalidades CORRIDA 5km e 10km.

Conheça os percursos

 

Mitra NIght Run

 

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Confira as dicas para você ter um ótimo desempenho e aproveitar bem a Mitra Night Run.

Hidratação

Sentimos menos sede nas corridas noturnas, mas  hidratação deve ocorrer da mesma forma. É fato que a perda de liquido para controlar a temperatura é menor, mas isso não quer dizer que o volume perdido não precise ser reposto, é justamente o contrário.

Alimentação

Você precisa se alimentar para encarar da melhor maneira possível o percurso de 5 km ou 10 km. Caso contrário, isso pode interferir no rendimento e até mesmo colocar sua saúde em risco. Ou seja, não pense em fazer do almoço sua última refeição para a corrida noturna ou até fazer jejum.

É recomendado fazer um lanche balanceado antes da prova. As frutas são boa opção, e alimentos que contenham carboidrato também são importantes, já que dão a energia necessária para a corrida.

Aquecimento

Durante a noite, a temperatura tende a diminuir, principalmente no outono/inverno. Por isso, o processo de preparação dos músculos para a corrida noturna deve ser feito com ainda mais atenção.

Segundo especialistas, em uma época mais fria, é importante que o corredor dê um foco maior no aquecimento antes do treinamento. Um trote de 10 a 15 minutos serve para deixar o corpo mais preparado para o esforço que está por vir.

Atenção aos terrenos

Buracos, desníveis e degraus ficam mais difíceis de serem notados durante a noite. Sendo assim, mantenha a concentração no percurso e observe o ambiente a cada passada, assim você irá evitar quedas e torções.

 Descanso

Muitos profissionais recomendam repouso no dia anterior à prova. No dia da corrida noturna ele é ainda mais importante. O descanso, segundo alguns especialistas, também ajuda os sistemas fisiológico e estrutural do atleta a estarem 100%. Desta forma, quanto mais descansado o corpo, melhor deve será o rendimento do atleta.

As corridas noturnas geralmente são aos sábados, dia em que as pessoas estão de folga e costumam fazer diversas atividades que não conseguem executar durante a semana, como compras, tarefas domésticas, passeios etc. Evite isso! Descanse!

Chegue cedo

Programe-se para estar com uma hora de antecedência no local do evento. Assim, você consegue se aquecer corretamente, usar o banheiro e se posicionar na largada sem pressão. A tensão provocada por chegar atrasado pode abalar seu lado psicológico e compromete bastante o resultado final.

Vestuário

À noite, a temperatura costuma ser amena e alguns atletas acabam exagerando na roupa, com medo de passar frio. Seu corpo irá esquentar quandp você começar a correr. Se estiver vestindo muitas peças, seu organismo poderá ter dificuldade para dissipar o calor, o que acelerará a fadiga e prejudicará seu desempenho.

 

Fontes: sites Saúde Melhor, Ativo e Sua Corrida.

 

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Roberta Binatti

Roberta Binatti

Mestranda em Sistemas de Gestão, trabalha numa biblioteca. Corredora da equipe das tartarugas. Retornando de uma lesão, tem como meta sair correndo por aí!

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