Confira dicas para correr a Pampulha

A prova da Pampulha tem 17,8km e é a maior corrida internacional de Minas Gerais! Confira algumas dicas importantes para você não errar. A Volta Inter

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A prova da Pampulha tem 17,8km e é a maior corrida internacional de Minas Gerais! Confira algumas dicas importantes para você não errar.

A Volta Internacional da Pampulha (saiba mais) é uma das corridas mais tradicionais de Minas Gerais. Em sua 18a edição, o evento reúne corredores que fazem o trajeto de 17,8km na lagoa mais tradicional da cidade de Belo Horizonte.
Se você se inscreveu na corrida, está treinando há algum tempo e não vê a hora que chegue domingo, dia 04 de dezembro, agora você precisa fazer os “últimos ajustes” antes da corrida, como o descanso necessário pré-prova e dar aquela turbinada na alimentação.

Consultamos o Eu Atleta e pegamos dicas importantes para você. Que tal dar uma conferida e seguir algumas dicas para os momentos finais antes da prova?

O que ingerir antes da Volta da Pampulha

No sábado, dia 03 de dezembro
– Aumente a ingestão de líquidos ao longo do dia
– Aumente o consumo de carboidratos
– Não beba álcool
– Evite comer alimentos integrais ou até mesmo folhas cruas que dificultam a digestão e podem desenvolver gases (brócolis, couve-flor e feijão, por exemplo).

No domingo, 04 de dezembro, antes da prova
– Acorde pelo menos duas horas antes da prova e beba de 250ml a 500 ml de água
– No café da manhã, coma frutas, pão, queijo magro e geleia. Lembre-se de não comer frutas laxativas como mamão ou laranja e também evite leite, iogurtes e alimentos integrais que aceleram o trânsito intestinal
– Pouco antes de começar a correr, você pode comer algo que te dê energia, tipo uma bananada

Durante a corrida
– Não deixe de parar em todos os postos de hidratação para beber água.
– Invista em gel de carboidratos (aqueles em sachês) a cada 45min de corrida
– Se a temperatura estiver muito elevada, não esqueça de molhar a cabeça, a nuca e também os punhos

Depois da corrida
– Assim que acabar a corrida, não esqueça de beber ainda mais água, afinal, você perdeu muito líquido durante a corrida. O ideal é que para 0,5 kg perdido, você deve repor 450 a 675 ml de líquidos
– Ingestão de frutas, bebidas esportivas e até carboidratos são recomendados nos primeiros 30 minutos depois da prova
– É importante não beber álcool durante todo o dia, pois ele dificulta a hidratação do corpo
O mais importante é que você não deve deixar de se divertir! Boa prova a todos! Que todos completem e levem a medalha para casa!

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