Grupos de corrida: incentivo e amizades

Os grupos de corrida funcionam como um canal para incentivar e unir corredores. Apesar da corrida ser um esporte individual, na maioria das suas modal

Etapa do Projeto De Braços Abertos no Borel teve novidade na entrega de kits, piquenique e até sósia de Gabriel Jesus
Projeto De Braços Abertos está de volta à comunidade do Borel
Como vencer a preguiça de acordar cedo para correr

Os grupos de corrida funcionam como um canal para incentivar e unir corredores.

Apesar da corrida ser um esporte individual, na maioria das suas modalidades, poucos corredores gostam de praticá-la sozinhos. Por isso os grupos de corrida são um sucesso, especialmente no Facebook.

Os grupos de corrida são uma importante ferramenta de socialização e informação. Os eventos, dicas e outras informações úteis são bem divulgadas pelos participantes. Os membros de um grupo, geralmente, não precisam ficar buscando informações em diversas fontes na internet. Muitas vezes, até a inscrição da corrida e a retirada do kit é feita com o próprio grupo.

Dez grupos de corrida contaram um pouquinho das suas histórias para o Todo Mundo Corre. As palavras: incentivo, qualidade de vida e amigos apareceram em quase todos os relatos.

Os depoimentos a seguir foram fornecidos pelos administradores dos grupos de corrida ao site Todo Mundo Corre. Os grupos foram listados em ordem alfabética.

Arroz de Festa Run

Administradora: Amanda Vasconcellos

”A ideia de formar o Arroz de Festa Run começou quando juntamos um grupo de amigos interessados em participar de corridas de rua por um preço mais em conta.

Através do grupo, vários amigos largaram o sedentarismo e foram mordidos pelo vício das corridas. Com vagas para o iniciante, intermediário e atleta de elite e fazendo jus ao nome, estamos em todas!!! E vamos vencer o sedentarismo!!! O importante é participar e fazer o seu melhor.

A Run the Night foi a corrida que inspirou o início do grupo quando ele nem tinha nome. É a nossa queridinha, pois através das inscrições para ela em 2015 que juntamos os amigos antigos, formamos novas amizades e iniciamos o grupo. No último sábado, 26/11/2016, foi a segunda participação do grupo na corrida. Para a edição de 2016 iniciamos as inscrições com bastante antecedência. Muitos amigos presentes em 2015, mesmo parados por um tempo por diversos motivos estiveram presente com o grupo. Alguns melhoraram seus tempos e outros evoluíram na distância. Foi um encontro divertido e bastante contagiante.”

grupos de corrida Arroz de festa run

Arroz de Festa Run, na Run The Night 2016

 

Atleta Michele Daniele

Administradora: Michele Daniele Nozes

“Éramos apenas cinco meninas: Michele, Geisla, Laíslane, Carlúcia e Simone, a maioria jogava futebol. Treinávamos de vez em quando e participávamos de poucas provas. Com a experiência, incentivo e treinamento do professor João Alves, fomos motivadas a seguir em frente.

Com o passar do tempo a equipe foi crescendo e hoje conta com pelo menos 50 atletas, em Ilhabela/SP. A equipe já participou de muitas provas, com excelentes resultados. No decorrer do ano participamos de várias provas. Mas os principais objetivos deste ano são participar da Volta da Pampulha, em Belo Horizonte e da São Silvestre, em São Paulo.

Entrei para o time de futsal representando a cidade de Caraguatatuba/SP. Onde juntei-me a outros cinco atletas que frequentavam a academia Asec e eram amadores no atletismo. Começamos a participar das provas de corrida de rua, especialmente do Adrena Run, que conta com 6 etapas durante o ano. O grupo de corredores foi crescendo e atualmente contamos com 70 atletas que representam a academia Asec Caraguatatuba/SP nas corridas de rua do litoral norte.

Estas são minhas duas equipes e a partir delas administro um dos maiores grupos de corrida de rua do Facebook, o Atleta Michele Daniele, com mais de 17.000 membros e incentivo corredores de rua de todo o Brasil.” 

Grupos de corrida atleta michele-daniele

Equipe de verde: Nozes de Ilhabela. Equipe de Roxo: Asec Caraguatatuba

 

Chivunk

Administrador: Tenente Neyfson e Thais Rodrigues

“Somos uma equipe multi desportiva formada inicialmente por militares, muitos deles operações especiais. Agora contamos com a nobre presença de todos os amantes do esporte, da saúde e da qualidade de vida. Nadamos, corremos, malhamos, pedalamos, saltamos, mergulhamos, fazemos rapel etc. Nosso objetivo não é ser os melhores e sim fazer com que cada um saia do sedentarismo e faça sempre o seu melhor! Nossas medalhas e troféus não são feitos de metal, mas de suor e lágrimas!”

Bravus Race

“Corrida de Obstáculos na qual participamos em massa. Muita corda, muito peso, muita água, muito muro e ainda choque elétrico no final da etapa. Deixamos lá, nosso sangue, nosso suor e nossas lágrimas! Mas com espírito de corpo e trabalho em equipe, duas de nossas principais virtudes, TODOS CHEGARAM AO FINAL!!!”

grupos corrida Chivunk

Corrida de Orientação

“Evento organizado por nossa equipe na Quinta da Boa Vista. Uma corrida diferente, onde os participantes tinham que se orientar por um mapa para achar os pontos. Uma verdadeira caça ao tesouro. O ponto alto foi a presença em massa de crianças, que competiram com seus pais na categoria “Pais & Filhos”. Para fechar, tivemos nossa tradicional competição de flexão!”

grupos corrida Chivunk

 

Corredores sem fronteiras

Administradores: Ivone Rosa, Luciana Firmino e Frederico Soares

“O Corredores sem Fronteiras nasceu através de um grupo de amigos que precisava praticar atividade física, mas não tinha ânimo e nem tempo. Percebemos que se tivéssemos um pouco de boa vontade e um ajudasse o outro seria possível mudar nosso estilo de vida. Fizemos a nossa primeira corrida paga e vimos quantas pessoas passavam pela mesma situação. Fizemos mais amigos e quando contávamos nossa história, as pessoas se identificavam e pediam para se juntar a nós.

Hoje, os participantes do grupo visam melhor qualidade de vida, através de corridas, caminhadas e outras atividades em grupo. Tentamos acabar com todos os tabus e desculpas que normalmente criamos para não praticar esportes. Todos os integrantes do grupo são incentivadores. Nosso objetivo é ajudar as pessoas entenderem que não importa quão rápido elas são ou quão longe conseguem ir. O importante é respeitar os limites do corpo e aproveitar os benefícios  físicos, psicológicos e sociais que as atividades físicas, principalmente em grupo, podem proporcionar.”

grupos corrida corredores-sem-fronteiras-post

 

 Correndo Juntos

Administrador: Will Mailliw

“O Correndo Juntos tem como filosofia incentivar e motivar as pessoas a saírem do ócio. Para que elas se movimentem, comecem a caminhar, correr ou fazer qualquer outro tipo de prática esportiva que traga qualidade de vida. Além das corridas que participamos, temos nosso treino semanal todas as quartas-feiras, à noite, no Parque Madureira. Todos estão convidados a correr junto conosco!

Os grupos são importantes nas corridas de ruas. É através deles que muitos corredores ficam sabendo como participar de uma corrida. Os eventos são bem divulgados pelos participantes dos grupos que compartilham os links e se ajudam o tempo todo.

Em muitos eventos, além da corrida, realizamos um café da manhã pós prova. O objetivo é juntar e integrar ainda mais os corredores!”

grupos de corrida correndo juntos

Corrida Maratona de Revezamento Pão de Açúcar e Circuito Soul Carioca – etapa Quinta da Boa Vista – 2016

”Última etapa do Projeto de Braços Abertos – Comunidade Santa Marta, enfrentamos subidas, escadarias e a trilha.

O projeto é beneficente, os inscritos doaram 2 kg de alimento na retirada dos kits. Fizemos nossas doações e garantimos as vagas. As inscrições nesta corrida são bastante disputadas e é melhor organizada que muitas corridas pagas!”

grupos de corrida correndo juntos

Divas na Pista com Eles

Administradora: Graciele Silva

“Grupo de amigas amantes da corrida de rua, que se encontram para fazer desse amor um momento de muita descontração. Nasceu assim, a necessidade de fazer desse esporte algo que pudesse ir além. Sempre com muito foco, disciplina, dedicação e amor para correr atrás de um estilo de vida saudável.

Ao ver o quanto estes encontros nos faziam bem e o quanto nos divertíamos juntas, criamos um nome, uma marca, uma página, que de forma surpreendente foi contagiando todo o Brasil. Hoje, através das redes sociais, acompanhamos os treinos e a evolução de Divas espalhadas pelo país. A troca de ideias e experiências nos deixa ainda mais motivadas a não parar.

Participamos de várias corridas pelo Brasil. Este ano, além das corridas em nossa cidade, Montes Claros – MG, estivemos na WRun – RJ, Meia Maratona do Zoológico – Belo Horizonte, 10 Milhas Garoto – Vitória e fecharemos o ano, completando a Volta da Pampulha – Belo Horizonte. Viagens, corridas e pura diversão além do bem estar. Já estamos nos programando para 2017. #SoQuemCorreEntende, essa é a nossa hashtag.”

grupos de corrida Divas na Pista

Lost Running

Administradores: Edu Correia, Luiz Souza, Thiago Magalhães e Alex Carneiro

A equipe foi criada por 6 amigos corredores que em uma determinada corrida noturna se perderam e a partir daí a Lost Running surgiu…

Hoje, somos 4 guerreiros a frente desta equipe com o mesmo objetivo: qualidade de vida.  Não somos Assessoria Esportiva, não temos patrocínio (mas nada nos impede de ter). Somos corredores amadores.

O legal é que temos Engenheiros, cabeleireira, nutricionista, administradores, professores de educação física, do lar e etc., no grupo.  O que nos faz ser diferentes no dia-a-dia, mas muito iguais no objetivo.

Temos corredores de asfalto, de trilhas, os velozes de 5 km e os resistentes das ultramaratonas de 50 km.

Em resumo, somos pessoas normais com objetivos em comum tentando melhorar qualidade de vida e conquistar  mais corredores para este maravilhoso mundo do amadorismo saudável”

Grupos de Corrida Lost Running

Lost Running no XTerra e Vênus 2016

 

Mamães Corredoras

Administradora: Thaís Felix

 Somos um grupo de mães que se conheceram na porta de escola dos nossos filhos. Com o passar do tempo, as festinhas de aniversário das crianças começaram a surgir e sentimos a necessidade de nos aproximar. Criamos um círculo de amizade entre as mães.

Entre uma conversa e outra, eu, Carla Giesta, Patrícia Guimarães e Pamella Rocha descobrimos que tínhamos a mesma paixão: a corrida. Começamos a marcar treinos e participar de corridas oficiais. Nossa vontade de expandir a alegria de correr juntas com outras mães foi tão grande que decidimos fazer o grupo Mamães Corredoras no Facebook. Em 2 dias já tínhamos 600 membros, todas mulheres.

Nossa, era a glória ver o quanto de mulheres se identificavam com o nosso grupo. Tantas mulheres que eram mães, ficaram fora de forma por causa da gestação e precisavam apenas de um empurrão para dar um novo rumo a sua vida, sabe?

Fizemos uma reunião e decidimos levar o Mamães Corredoras a sério. Começamos a fazer uniformes e inscrições em grupo. No dia 23/08/2015, estreamos nosso grupo oficialmente, na Corrida Vênus. Não tínhamos tenda, não tínhamos uma equipe formada, mas tínhamos um brilho nos olhos que ninguém tirava. Foi a corrida mais feliz das nossas vidas. Hoje a Vênus é nossa principal corrida do ano, porque foi o nosso marco zero, onde tudo começou.

Ainda lutamos com a balança. Temos dificuldades, nossos filhos ainda são pequenos. Nossos maridos nem sempre entendem quando saímos de casa as 5h da manhã de domingo para montar tenda e correr. Mas sempre que possível, nos reunimos para um momento nosso. Momento único, onde não somos mães, esposas, profissionais, donas de casa. Somos apenas corredoras lindas e felizes! Somos mais de 6800 membros em todo Brasil e até em outros países.

Grupos de corrida Mamães Corredoras

 Foco nas corridas femininas e infantis

Não fazemos corridas todos os finais de semana. Nossas corridas oficiais são espaçadas. Nossa rotina é de mãe mesmo! Nossos pequenos encontros uma ou duas vezes no mês, garantem a manutenção do amor à corrida e à amizade! Nossas últimas corridas oficias foram a Vênus e Pão de Açúcar kids.

Grupos de corrida Mamães Corredoras

Runners da Vila Militar

Administradores: Bruno, Débora, Carlos Eduardo, Marcos Pimentel e Cristiano

 “Grupo de corredores de rua criado para incentivar a união e harmonia entre pessoas de diferentes classes e condicionamento. Sempre com o objetivo de somar novas amizades e acolher a todos que desejam, independentemente de tempo ou preparo, ser  inseridos numa vida saudável. Foi criado por quatro amigos: Cristiano, Bruno, Débora e Bruno Fernandes. Sem mensurar a proporção maravilhosa que tomaria tal grupo, os quatro começaram a treinar diariamente na Vila Militar. A Vila tornou-se o habitat dos quatro, que sem o mínimo de pretensão transformaram-se numa imensa equipe. E assim nascia os RUNNERS DA VILA MILITAR.

 

Grupos de corrida Runners da Vila Militar

Corrida da Serra – Etapa Volta Redonda. Troféu de maior equipe.

Sendo o objetivo do grupo acolher, incentivar e ajudar, a foto acima retrata exatamente o propósito do grupo. Sejam todos bem vindos aos Runners Da Vila Militar!”

#100MimimiRunning

Administradora: Debora Pessôa

“O #100MimimiRunning tem uma história bem engraçada. Foi idealizado a partir de um grupo no Whatsapp onde as pessoas ficavam o tempo todo reclamando de tudo. Decidi sair e fazer outro grupo com o nome que temos #100MimimiRunning. Ficamos sólidos no Whatsapp e, então, fomos para o Facebook com o intuito de incluir pessoas que não faziam nenhum tipo de atividade física ou que queriam fazer amizades para encontros nas corridas.

Vislumbrei um futuro promissor a partir de um nome diferente, foco e determinação daqueles que estavam ao meu lado. Comecei a fazer inscrições, encontros e desafios para alcançar mais gente. Hoje são quase 3 mil integrantes participando de várias corridas.

No dia 1º de outubro, fizemos um treinão com 12 km e 7 km. Tivemos troféus para os vencedores, medalhas para os que concluíram e sorteios para quem participou do evento.

Amanhã, dia 04/12/2016, participaremos da última etapa 2016 do Circuito Rio Antigo, etapa Porto Maravilha. Onde, há 1 ano, tivemos vários atletas inscritos e até pódio. Depois da corrida, faremos um pic nic para celebrar nossa segunda participação nesta etapa. Todos estão convidados! É só chegar com uma bebida, prato de doce ou salgado para compartilharmos!”

Grupos de corrida 100 mimimi running

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0