Importância do fortalecimento muscular

Importância do fortalecimento muscular

Todo corredor, iniciante ou experiente, já ouviu falar sobre a importância do fortalecimento muscular paralelo aos treinos de corrida. A matéria de h

Dicas para fortalecer o core
Evite lesões com a corrida fortalecendo a região do core
A importância dos glúteos para corredores

Todo corredor, iniciante ou experiente, já ouviu falar sobre a importância do fortalecimento muscular paralelo aos treinos de corrida.

A matéria de hoje tem a intenção de esclarecer algumas dúvidas e reforçar a importância do fortalecimento muscular.

Os nossos músculos estão presos em nosso esqueleto. Através das articulações acontecem os movimentos como: flexão, extensão, abdução, adução e rotação. Todos esses movimentos se dão através das ações musculares de contração e relaxamento. E é assim que ocorre na corrida, um músculo se contrai e outro se estende permitindo nossas passadas e deslocamento.

Vale ressaltar que um músculo pode ter dupla função. O músculo reto-femoral, por exemplo, realiza ao mesmo tempo a flexão do quadril e a extensão do joelho. Além disso, ainda temos os músculos conhecidos como estabilizadores. Esses são importantíssimos, pois tem a função de manter o nosso corpo em equilíbrio sempre que acionados.

Agora imergindo no mundo das corridas, quero destacar a importância do fortalecimento da musculatura dos membros inferiores e do CORE. Numa corrida o nosso corpo se encontra a todo o momento em desequilíbrio, pois sempre estamos, apenas, com um dos pés no solo entre uma passada e outra. Por isso, é fundamental que nossos músculos estejam aptos para desempenharem bem suas funções.

Quando um músculo está fraco e é submetido a um esforço constante ele pode não ser capaz de controlar o movimento da forma correta. O que pode gerar uma lesão em suas fibras ou uma inflamação no seu tendão. Além disso, um músculo fraco não é capaz de proteger a articulação como deveria. Permitindo que a mesma se sobrecarregue com os impactos das passadas.

Para finalizar, digo que é cientificamente comprovado que a atividade que gera maior ganho de força e melhor fortalece um músculo é o treinamento de força (musculação). A atividade da corrida em si, não é capaz de produzir o ganho de força necessário para grandes volumes de treinos e o alto nível de impacto gerado por essa atividade.

Então, se você está pensando em evoluir ou está apenas saindo do sedentarismo é muito importante que faça um trabalho para o fortalecimento da sua musculatura.

Todo treinamento de fortalecimento muscular deve ser acompanhado por um profissional de Educação Física.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar

    […] meu último artigo, falei sobre a importância do fortalecimento muscular para os praticantes de corrida de rua. Agora vou destacar e falar sobre a importância […]